The Strokes - Is This It [2001]



Lançado em Janeiro de 2001 o album Is This It foi considerado um sucesso de crítica e de vendas que bateram a casa de milhares de cópias vendidas em poucas semanas, o que fez com que a turnê do disco fosse acompanhada de casa lotada em todas as apresentações.

O álbum de estréia do Strokes é basicamente um álbum empolgante do começo ao fim, pois ele cria um clima de rebeldia rock and roll com uma levada mais suave o que parece ser o casamento perfeito da música nessa década.

A idéia não é original, é verdade, ela começou na década de 60 com os Beatles e ganhou força com grupos como Led Zeppelin e The Who, mas isso não quer dizer que a fórmula não serve mais e nem que ela não pode ser mais usada. Pode sim! Mas com sabedoria e por um grupo que consegue unir a técnica musical de baixo, guitarra e bateria com a habilidade do seu vocalista John Casablancas.

O disco começa com a faixa título Is this It, uma música “largada” que mostra que o Strokes veio a tona não pra atender nenhuma exigência da mídia musica que fica a todo momento rotulando as novas bandas de a última esperança do rock entre outras bobagens. Como canta Casablancas “I’m trying … and I don’t even like it”.

A segunda faixa é o single lançado antes do lançamento do disco chamado de Modern Age. Esse single causou um tumulto muito grande quando foi lançado em 2001 e acarretou em uma guerra de interesses entre gravadoras “pela maior banda de Rock and Roll em anos”. Posteriormente, os Strokes foram bastante divulgados, causando uma divisão entre os seguidores do Rock e revistas independentes: procurava-se saber se eles eram realmente os salvadores do Rock ou um punhado de jovens ricos com nomes legais e cópia do Velvet Underground. As duas bandas eram bastante parecidas tanto pelo estilo vocal de Casablancas, similar a de Lou Reed quanto pela alternância entre Hammond e Nick Valensi como guitarrista principal o que lembra Lou Reed e Sterling Morrison.

Em Hard to Explain, a banda combina seu garage rock com melodias grudentas, em uma canção que pode ser considerada uma das melhores músicas do disco. Is this it mostra toda a alegria que os Strokes têm como jovens, cheios de autoconfiança ao som de uma linha de baixo saltitante; Last Nite, Soma, Someday, e Take it or Leave It são os Strokes em seus momentos mais vigorosos. A banda é capaz de fazer a velha combinação guitarra-baixo-bateria parecer uma novidade para o ouvido dos roqueiros mais aficcionados.

Uma curiosidade sobre o disco Is this It é que a capa original do disco foi censurada nos Estados Unidos, mas que no Brasil continuou sendo a mesma. E a canção New York City Cops que acabou retirada do CD, na última hora, por conta dos ataques terroristas a NY, pois naquela época a mídia americana queria evitar ao máximo uma exposição dos “heróis” do 11 de setembro. Porém para a felicidade dos ouvintes não americanos a música foi incluída no CD distribuído para os outros países inclusive a versão brasileira.

Tamanho: 35 Mb
Ano de Lançamento: 2001
  1. Is This It
  2. The Modern Age
  3. Soma
  4. Barely Legal
  5. Someday
  6. Alone, Together
  7. Last Nite
  8. Hard to Explain
  9. New York City Cops/When It Started
  10. Trying Your Luck
  11. Take It or Leave It

0 comentários

Make A Comment

top